segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Artigo de Opinião

No Barreiro nasceram e cresceram pessoas que, de algum modo, se distinguiram dos restantes na sua área de intervenção. No entanto, todos ou quase todos saíram da cidade. Foram residir e fazer a sua vida para outras paragens. Porquê? Porque será que os Barreirenses não se fixam no Barreiro?

Esta é a cidade que me viu crescer, onde vivo e que tomo como minha. Porém, sei que poderia ser uma cidade melhor. Poderia ser um Barreiro mais solidário, mais amigo. Solidário não só com os carenciados e com os que mais necessitam de ajuda ao nível material, mas também ao nível sentimental, prevenindo o abandono de idosos e cuidando das crianças. Solidário para com os seus artistas, para com os desportistas e para com todos os que contribuem para espalhar o bom nome do Barreiro por onde quer que passem.

Este Barreiro melhor, passa também, por proporcionar à sua população espaços públicos de qualidade, onde podem levar as suas crianças para brincar. Locais providos de equipamentos adequados à utilização planeada, sujeitos a manutenção e conservação e, principalmente, em segurança.

O Barreiro que eu quero é uma cidade justa e planeada, onde aqueles que vivem nas freguesias rurais possam ter acesso a todos os equipamentos e infraestruturas que têm os que residem no centro. Uma cidade onde o urbanismo e o ambiente seja pensado de modo integrado com os vectores social e económico. Será que um barreirense não pode viver próximo do local de trabalho? Porque razão não é possível ter um jardim à porta de casa e não um passeio cimentado?

Quero uma cidade onde possa passear à beira do rio, quer viva em Coina ou na rua Miguel Pais. Gostaria de poder pisar a areia em Alburrica sem ter que pensar em vidros ou doenças. A curto prazo, os rios Coina e Tejo estarão muito mais limpos, pois as ETAR da Quinta do Conde e Barreiro/Moita estarão a tratar todos os esgotos que actualmente são descarregados directamente nessas linhas de água. Será uma excelente oportunidade para requalificar toda a zona ribeirinha.

Os Barreirenses terão a possibilidade de investir em turismo, espaços hoteleiros, recreio e lazer, em potenciar desenvolvimento na cidade. A criação de postos de trabalho será uma consequência directa, bem como a criação de valor, caso haja incentivo ao empreendorismo e à livre iniciativa. Se existir vontade por parte do poder autárquico, se existir planeamento, visão e execução adequada de modo que o espaço urbano se torne aprazível e espelhe os ideais de sua comunidade.

O Partido Social Democrata pretende que o espaço do concelho seja para utilização de todos, com equipamentos e infraestruturas distribuídos de forma justa e equilibrada, acessíveis a todos os barreirenses. Esta cidade de que falo, é uma cidade moderna, voltada para o conhecimento, tecnologia, solidariedade e apostada em valorizar os barreirenses enquanto seres humanos, profissional e pessoalmente, proporcionando a possibilidade de crescer e viver no Barreiro. Crescer com equipamentos de ensino ajustados e com capacidade de especialização nas áreas da tecnologia e conhecimento. Viver próximo do local de trabalho, pois a fixação de empresas com capacidade de criar valor é imprescindível para o desenvolvimento de qualquer localidade.
A capacidade de atrair investimentos terá que ser efectivamente potenciada e é essencial a criação de uma estratégia para que tal possa ocorrer, a fim de tornar o Barreiro uma cidade próspera.

É fundamental investir em áreas onde os benefícios económicos, sociais e ambientais sejam efectivos, possibilitando a criação de benefícios aos barreirenses, sem hipotecar o nosso futuro e o dos nossos filhos e que fomentem e valorizem as capacidades intelectuais e criativas daqueles que vivem no Barreiro.

Se queremos um Barreiro mais justo, mais solidário, mais livre, onde se permeie efectivamente o mérito e o trabalho teremos que observar, apoiar e valorizar.

O PSD apresenta uma candidatura que abarca todo o concelho do Barreiro, tendo com objectivo fundamental servir com a máxima dedicação e humildade todos os barreirenses.

Os nossos autarcas foram e serão sempre respeitados pela verticalidade, responsabilidade, ética e pelos valores que defendem. Respeitados e reconhecidos pela capacidade de trabalho e pelo serviço prestado em prol de todos os que escolheram a cidade do Barreiro para viver.

As pessoas, na sua individualidade e enquanto titulares de direitos e de deveres, são a razão de ser da nossa candidatura e são o princípio e o fim de toda e qualquer a actividade política do Partido Social Democrata. Todas as obras só fazem sentido enquanto encaradas nesta dimensão, caso contrário, apenas servem para engordar o ego de quem lá coloca a placa com o seu nome, tornando-se para os barreirenses de hoje e vindouros uma fonte de encargos que lhes reduz a qualidade de vida e lhes dificulta o emprego.

Todo o trabalho em benefício dos barreirenses é importante, mas mais importante do que tudo é cada um de nós sentir, em cada momento, que é um homem livre. Livre para pensar, livre para criticar e livre para fazer. E a única forma de se viver em liberdade no Barreiro é nunca permitir que alguém se sinta senhor do nosso voto ou dono do nosso concelho.

PSD, mudar com responsabilidade!

Olga Paredes

Presidente da Comissão Politica de Secção do PSD Barreiro

Sem comentários: