domingo, 19 de abril de 2009

PSD e JSD Barreiro visitam Quartel dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste

Realizou-se no passado Sábado, dia 18 de Abril, uma visita da Comissão Política de Secção (CPS) do PSD e da JSD Barreiro às novas instalações dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste. Os representantes do PSD, acompanhados pelo seu Candidato à Câmara Municipal do Barreiro, Nuno Banza, foram recebidos pelo Presidente da Associação, Eduardo Correia, pelo Comandante da Corporação, António Reis, e pelo Adjunto de Comando, Caetano Beja.

Esta visita teve como objectivo principal conhecer as condições de que esta Corporação dispõe para prestar serviço aos Barreirenses, na sua área de abrangência e no âmbito das suas competências.

O crescimento demográfico verificado e previsto, a par do aumento e diversificação de actividades no território do Barreiro, são razões para o incremento da necessidade de apoio aos Bombeiros, facto que deve ser acompanhado de perto, de forma a manter inalterada a primordial capacidade de dar resposta às necessidades da população, do comércio e da indústria.


Após uma mudança recente de instalações, passando a ocupar um espaço cedido pela Quimiparque, a Corporação encontra-se já instalada e em pleno funcionamento no novo quartel‑sede, tendo visto substancialmente melhoradas as suas condições de trabalho.

No entanto, constatou-se o enorme esforço financeiro suportado integralmente pela Corporação, num conjunto de acções necessárias a esta relocalização. Não obstante o significativo apoio dado pela Quimiparque quanto à adaptação das instalações, um conjunto de outras medidas necessárias a esta mudança, que no seu todo representaram várias dezenas de milhares de Euros de investimento, foram suportadas na íntegra pelos Bombeiros do Sul e Sueste, sem qualquer apoio por parte da Administração Central, do Governo Civil ou da Câmara Municipal do Barreiro.

O esforço levado a cabo por uma Corporação de Bombeiros, com génese num grupo muito significativo e abnegado de voluntários, permite assegurar, 24 horas por dia, todos os dias do ano, a prestação de assistência de urgência e o transporte de doentes e sinistrados, assim como uma prevenção efectiva à ocorrência de acidentes ou outros sinistros, como sejam fogos industriais, urbanos ou florestais, entre outros.

A prestação deste serviço aos Barreirenses só é possível assegurar de modo fiável com recurso a meios humanos e materiais adequados, o que tem representado um esforço financeiro muito significativo, ao qual a Corporação tem conseguido dar a resposta possível e com grande dificuldade.

A capacidade de investimento em renovação de equipamentos de protecção individual, meios de salvamento e viaturas (ambulâncias e veículos de combate a incêndios) é bastante reduzida, existindo um risco efectivo de degradação dos meios existentes e a sua não renovação atempada. A prioridade, face aos escassos recursos e apoios que vão surgindo, são as despesas correntes e de funcionamento. Dois protocolos recentemente estabelecidos com empresas permitiram ganhar alguma capacidade de investimento (de que é exemplo a central de comunicações adquirida para o novo quartel, a mais moderna do Distrito de Setúbal).

No que respeita à nova central de comunicações e no âmbito da Protecção Civil, destaca-se o facto de os Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste assegurarem o funcionamento permanente do Centro Municipal de Operações de Emergência (CMOEPC), razão que por si só justificaria uma maior sensibilidade da Câmara Municipal do Barreiro para a necessidade e total justeza de comparticipação na aquisição deste meio indispensável para as operações de socorro, o que não se verificou.

O PSD registou ainda o facto dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste serem Posto de Reserva INEM desde o início de 2009, estando bem patente a vontade expressa de, tão breve quanto possível, poderem vir a ser Posto de Emergência Médica, situação que permitirá que o Barreiro e os Barreirenses possam contar com mais e melhores meios de socorro.

No que se relaciona com o combate a acidentes industriais graves e riscos químicos, o PSD constatou que a capacidade instalada ficar muito aquém da necessária, pelo manifesto estado obsoleto dos meios disponíveis, não existindo qualquer capacidade financeira própria para fazer face a esta lacuna, nem quaisquer apoios previstos por parte das entidades oficiais, i.e. Autoridade Nacional de Protecção Civil e Câmara Municipal do Barreiro, que permitam a resolução, no curto prazo, deste grave problema.

Relativamente aos recursos humanos disponíveis, foi ainda possível detectar uma carência de reforço, tendo-nos sido transmitida a singularidade do Barreiro, na inexistência de apoio contratualizado de recursos humanos aos Bombeiros por parte da Autarquia, facto que ocorre na generalidade das autarquias limítrofes. O voluntariado é cada vez mais escasso, pois, hoje em dia, ser bombeiro voluntário não é uma ambição da generalidade dos jovens.

A falta de capacidade financeira própria a par da falta de apoios concretos, nomeadamente por parte da Câmara Municipal do Barreiro, para a modernização e aquisição de novas viaturas e equipamentos, tem, como consequência, a gradual perda de capacidade de intervenção, quer pela obsolescência, quer pelo desgaste dos meios.

Não obstante o esforço e a dedicação extrema dos elementos que compõem a Corporação, quer ao nível da Direcção, quer ao nível do Comando e Corpo Activo, esta é uma realidade que urge inverter, nomeadamente através de uma intervenção integrada e planeada no tempo, definindo uma estratégia específica, tendo em vista a modernização e o desenvolvimento previsto para a nossa cidade.

É urgente que se tomem as medidas adequadas à sustentabilidade e operacionalidade dos Bombeiros no serviço prestado ao Barreiro e aos Barreirenses.

CPS/PSD Barreiro
Barreiro, 19 de Abril de 2009

Sem comentários: