domingo, 20 de dezembro de 2009

MOÇÃO 20 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM

(Moção apresentada pelo Grupo Municipal do PSD Barreiro, no dia 17 do corrente em sessão ordinária da Assembleia Municipal do Barreiro, moção essa que foi rejeitada pela maioria absoluta da CDU)

A cidade de Berlim foi tomada pelo Exército Vermelho em Maio de 1945 à Alemanha Nazi. Pelo Tratado de Yalta e de Potsdam, entre 1944-45, os Aliados (URSS, EUA, RU e França) comprometeram-se à divisão da Cidade em 4 sectores, cada qual de administração de um País Aliado. Deste modo, apesar dos soviéticos terem tomado a cidade e um expressivo território ao seu redor, tiveram que ceder o lado Ocidental para os restantes três países. Com a degradação do relacionamento entre os vencedores, em 1948 as quatro zonas reduziram-se a duas: a soviética e a ocidental.
A 13 de Agosto de 1961 foi iniciada a construção do Muro de Berlim pela República Democrática Alemã (RDA). A Guerra Fria imperava e esta divisão entre Berlim Oriental (de influência Soviética - URSS) e Berlim Ocidental (de influência americana, britânica e francesa) significava não só a separação entre a RDA e a República Federal da Alemanha (RFA) mas também a separação do Mundo em dois pólos, duas ideologias, dois modelos económico-sociais.

O Muro de Berlim, foi o maior símbolo da Guerra Fria, cujo objectivo passava por impedir a influência e contacto entre culturas, sistemas políticos, económicos e sociais, afectou dramaticamente a vida dos berlinenses, dividindo muitas famílias, separando o povo alemão, restringindo a sua liberdade e direito a uma vida melhor.

O Muro da Vergonha foi erigido por ordem de Nikita Kruschev para impedir o crescente fluxo migratório de berlinenses para Berlim Ocidental, em busca de melhores condições de vida e da liberdade de escolha, de iniciativa e de uma prosperidade económica visível nessa zona da cidade e em toda a RFA.

John F. Kennedy fez em 1963 um dos seus mais memoráveis discursos, de esperança, de perseverança e desejo de liberdade em Berlim, junto ao Muro, no lado Ocidental.

Com o passar dos anos, não obstante a barreira física e as repressões violentas, a vontade das pessoas tornou-se incontrolável, com o objectivo de reunificar uma cidade, um País, em viver em liberdade e igualdade.

A 9 de Novembro de 1989, finalmente, foi autorizada a livre circulação de pessoas entre as duas zonas da cidade. O Muro deixou de fazer sentido. O momento da sua queda e da reunião de familiares, amigos e desconhecidos de ambos os lados fica como um dos momentos mais marcantes da História do século XX, pois significou também o fim definitivo da Guerra Fria, do receio de uma Terceira Guerra Mundial e de um Mundo Bipolarizado.

A Alemanha reunificou-se oficialmente a 3 de Outubro de 1990, mantendo-se como membro integrante da Comunidade Europeia e da NATO, personificando em Helmut Kohl uma das mais determinantes personalidades no processo de construção europeia, processo esse que hoje continua, sendo a União Europeia hoje constituída também por diversos países de Leste.

Existem ainda algumas assimetrias no desenvolvimento económico-social da Alemanha Ocidental e Oriental, frutos de 28 anos de separação e de diferença imposta. A eliminação definitiva das mesmas é um desafio do jovem século XXI.

A Assembleia Municipal do Barreiro, reunida a 17 de Dezembro de 2009, delibera:

1) Saudar o 20º Aniversário da Queda do Muro de Berlim, enquanto acto que simboliza a reunificação do povo alemão, o fim da Guerra Fria e do receio de uma Terceira Guerra Mundial, a liberdade, a democracia e a esperança num Futuro melhor.

Barreiro, 17 de Dezembro de 2009
Os Deputados Municipais do Grupo Municipal do PSD,

Se aprovado, este documento deverá ser enviada às seguintes entidades:

• Câmara Municipal do Barreiro (para publicar no site);
• Órgãos de Comunicação Social Locais e Nacionais.

Sem comentários: