sexta-feira, 26 de setembro de 2008

As IPSS's do Barreiro estão de parabéns

A recente aprovação de seis das sete candidaturas de instituições de solidariedade social do concelho do Barreiro ao Programa de Alargamento de Redes Sociais é mais do que merecida. Este é um apoio imprescindível que as instituições do concelho precisam para dar uma maior e melhor resposta ao nível de creches e de jardins-de-infância.

Tanto as instituições abrangidas agora por esta candidatura, assim como as que não foram, têm vindo a desenvolver um trabalho bastante meritório e com provas dadas na nossa terra. Algumas destas instituições são pioneiras nas suas áreas de intervenção e elas próprias referências em termos nacionais, apontadas como exemplos de casos de sucesso. É por essa razão que todas elas estão de parabéns, e em nome de todos para quem trabalham, o nosso muito Obrigado reconhecido.

A aprovação das referidas candidaturas, por parte da Segurança Social, deve ser vista como um reconhecimento da necessidade dos equipamentos, bem como do trabalho das instituições e um voto de confiança no seu profissionalismo. Numa democracia moderna e avançada tal não pode ser visto como “um favor” que o Governo faz às IPSS´s e ao concelho.

O Barreiro precisa, e muito, destas e de outras valências. Este investimento é bem-vindo, e todos se sentem gratos por isso, mas poderia ter vindo mais cedo. O Governo ao aprovar estas candidaturas apenas cumpriu o seu dever. O concelho do Barreiro já há algum tempo que não vê as suas candidaturas aprovadas e nem por isso foram lançados votos de pesar pelo acontecido. As instituições não baixaram os braços e voltaram a reformular projectos, procuraram parcerias e encontraram esperança em mais uma candidatura.

Quem está de parabéns são as IPSS´s que conseguiram, em tempo recorde, apresentar as suas candidaturas e, devemos reconhece-lo, com a ajuda autarquia que, em alguns casos, disponibilizou os respectivos terrenos.

As IPSS´s do Barreiro merecem todo o nosso reconhecimento e apoio, mais ainda se tivermos em conta a situação complicada que Portugal e os portugueses atravessam hoje em dia.

Esta reflexão que hoje, convosco, partilho surge na sequência das Moções apresentadas recentemente pelo PS em todas as Assembleias deste concelho. Como é natural o PSD Barreiro congratula-se pelo facto de o Governo ter aprovado as candidaturas e como é óbvio sentimos orgulho nas IPSS’s do nosso concelho, tal como já tive oportunidade de esclarecer, mas não podemos aprovar uma moção que quase esquece e desvaloriza o papel da autarquia e, principalmente das IPSS´s, limitando-se somente a fazer auto-elogios ao governo.

Cristina Mira Santos
Presidente da CPS/PSD Barreiro
psd.barreiro@gmail.com

Sem comentários: