sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Estado do Concelho

PSD Barreiro visita Freguesia da Verderena

A Comissão Política de Secção do PSD Barreiro iniciou, a exemplo de anos anteriores, uma ronda de visitas às freguesias do concelho para uma análise final do Estado do Concelho. O PSD Barreiro pretende avaliar de forma realista o Estado das Freguesias, nomeadamente ao nível da conservação das infra-estruturas e equipamentos, a realidade das Instituições e a qualidade de vida das populações.
A Verderena foi a primeira freguesia onde o PSD Barreiro se deslocou e onde se abordaram temas como a segurança na circulação de veículos e peões, a utilização da ciclovia, o associativismo e o desporto, a conservação de espaços verdes, os problemas e as perspectivas para o futuro.
Nesta visita constatou-se perante as competências descentralizadas por parte da CMB, o seu financiamento fica aquém das expectativas e das necessidades, pois as despesas indirectas desta descentralização recaem sobre o orçamento da freguesia. Em termos de recursos humanos, o acompanhamento deste processo implica meios de que a Junta não dispõe. Estes factos deixam antever a pertinência da reformulação de alguns aspectos das descentralizações tendo como objectivo um melhor serviço às populações.
Em termos de infra-estruturas o PSD entende que a segurança na ciclovia da Avenida da Liberdade é duvidosa. A sua localização na margem do passeio é preocupante na medida em que pode colocar em risco a vida dos seus utilizadores, que por descuido ou imprevisto caiam para a estrada. Esta artéria é das mais movimentadas do concelho verificando-se velocidades excessivas o que a torna um perigo eminente. Ainda no que diz respeito à circulação nesta Avenida, assim como na Avenida do Bocage, é de salientar a necessidade de mais passadeiras elevadas de modo a diminuir/terminar com risco de acidentes por atropelamento.
Noutro âmbito, o PSD defende a construção de balneários de apoio ao polidesportivo da Escola 7. Tal chegou a ser prometido pelo antigo presidente da Câmara, na altura da construção da referida infra-estrutura, e até à data nada foi feito.
As condições de funcionamento do associativismo nesta freguesia são igualmente uma preocupação. O movimento associativo na Verderena, tal como em todo o concelho, tem tradição mas vai agonizando lentamente por não ter instalações condignas para desenvolver o seu trabalho. A existência de espaços públicos culturais com multifunções era de certo uma boa resposta para as necessidades das associações assim como da população em geral.
Ao nível dos espaços verdes esta é mais uma freguesia que vê a sua área ser sacrificada em prol dos estacionamentos necessários. Não obstante os espaços que restam poderiam/deveriam ser espaços de qualidade, isso não significa serem cimentados como em tempos já aconteceu. Os espaços verdes e de lazer desta e de outras freguesias, assim como os estacionamentos, deverão ter áreas equilibradas.
Nesta visita, o alerta mais crítico é transversal a todo o concelho e situa-se ao nível das preocupações sociais. Urge resolver grande parte das questões que afectam cada vez mais pessoas. Nenhuma resposta isolada será suficiente para debelar este flagelo, por isso mesmo o PSD tudo fará para que o trabalho nesta área seja cada vez maior e mais apoiado.

Sem comentários: