segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A MORTE DE UM CENTENÁRIO…

Dizer e repetir que uma fábrica tem que cumprir as normas ambientais em vigor, parece senso comum, bem como também parece senso comum referir que qualquer negócio tem que ser rentável e sustentável, sendo que se mostrar determinante para a economia de um determinado local ou mesmo do País, deverá também ser apoiado e incentivado “com unhas e dentes” pelo poder político e pela comunidade em que está inserido, sobretudo em alturas de crise.

Facto consumado, não podemos deixar de questionar o que fazer com esta gente que dedicou uma vida de trabalho à indústria do Barreiro e que cai agora no desemprego. 152 pessoas para já. 152 famílias que terão um presente e um futuro com muitas incertezas. De quem é a culpa? Da empresa? Do mercado? Da “crise”? Dos trabalhadores? Dos sindicatos? Dos patronatos? Do Governo? Da Câmara Municipal do Barreiro? Dos moradores limítrofes que tanto questionaram as questões de segurança e ambientais da fábrica? Da concorrência?

Não sei… a certeza que me surge é que estamos a assistir à morte de um centenário… “é velhinho, com cem anos o que se esperava?”…

Mas o que desaparece não é simplesmente uma fábrica… empregos… o que desaparece é o símbolo do Barreiro por excelência. Sim… O Símbolo do Barreiro enquanto terra industrial e de gente de trabalho árduo e de espírito empreendedor e fraterno. De gente com ambição.

Esse símbolo que transformou o Barreiro numa cidade, muito mais que qualquer moinho ou barco varino que alguns tanto prezam. Não adianta esconder uma estátua. A indústria, nomeadamente a CUF terão sido porventura o símbolo mais importante da história da nossa cidade.

O Barreiro não pode sucumbir à transformação em dormitório. Mais do que nunca urge lutar pela concretização de projectos que podem potenciar o desenvolvimento empresarial da Cidade, nomeadamente a Terceira Travessia do Tejo (TTT).

Barreirenses… Vamos todos apoiar e incentivar as empresas do nosso Concelho. Vamos atrair investimentos. Vamos gerar emprego. Vamos trabalhar.

Porque o Barreiro é a nossa terra… porque os Barreirenses merecem um futuro melhor!


Hugo Cruz
Vice-Presidente CPS/PSD-Barreiro
Artigo de Opinião

Sem comentários: