quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A CPS/PSD Barreiro reuniu com a Sr.ª Governadora Civil de Setúbal

Na passada semana decorreu a reunião solicitada pela Comissão Politica de Secção (CPS) do PSD Barreiro com a Sr.ª Governadora Civil do Distrito de Setúbal, Dr.ª Eurídice Pereira.

Esta reunião contou com as presenças da Presidente do PSD Barreiro, Olga Paredes e do Vice-Presidente, José Carlos Sebastião bem como do candidato do PSD à Câmara Municipal do Barreiro, Eng.º Nuno Banza.

Foram transmitidas à representante do Governo no Distrito de Setúbal, as reais preocupações da CPS/PSD Barreiro, bem como dos cidadãos que vivem no concelho, relativamente aos mais recentes actos de extrema violência, alguns associados a delinquência juvenil, de que é o mais mediático exemplo, o assalto a um café na Vila Chã, Freguesia de Santo António da Charneca.

Todos estes casos levam ao crescimento de um forte sentimento de insegurança por parte da população, alterando a sua forma de estar, de viver e até de pensar pequenos hábitos do dia-a-dia.

Foram questionados os meios materiais e humanos e planos de emergência que estão previstos para situações de excepção como é considerada, por nós, a actual situação vivida no Barreiro.

Da reunião havida, foi-nos comunicado que, segundo dados oficiais, o Barreiro é o concelho onde existe o menor índice de criminalidade participada do Distrito, pelo que será o concelho mais seguro.

Foi-nos ainda referido que houve um aumento significativo da criminalidade violenta contra cidadãos e que existiu uma reestruturação das forças de segurança, da qual resultou um aumento da área de intervenção da PSP – abrangendo agora os quatro concelhos, Barreiro, Moita (incluindo Baixa da Banheira e Vale da Amoreira), Alcochete e Montijo – e uma alteração da área de intervenção da GNR – de Pegões a Santo António da Charneca.

Apesar de não terem sido fornecidos quaisquer dados estatísticos relativamente ao número de cidadãos por agente de autoridade, os reforços de meios anunciados terão representado um aumento das zonas críticas de actividade (nomeadamente para a PSP) e da área geográfica (para a GNR) e não um aumento do número de agentes por cidadão. As necessidades das populações não estarão deste modo colmatadas, dificultando porventura a concretização do policiamento de proximidade.

Foi ainda lembrada à CPS a ideia de que o Governo pretende estimular medidas de auto-protecção nos cidadãos, co-responsabilizando-os pela sua própria segurança.

Para além dos dados oficiais, face à realidade evidenciada e do contacto desta CPS/PSD Barreiro com a população, apelámos à Sr.ª Governadora Civil de Setúbal um especial empenho no reforço dos meios disponíveis por parte da PSP e GNR nos pontos críticos já identificados no Barreiro, bem como nas acções a desenvolver, a fim de dar resposta à actual situação de criminalidade e de combate ao sentimento de insegurança que se propaga entre aqueles que vivem e trabalham no Barreiro e que ultrapassa quaisquer medidas de auto-protecção que cada barreirense possa ter.

A CPS/PSD Barreiro

Sem comentários: