quarta-feira, 4 de março de 2009

O Barreiro tem de percorrer o Caminho da Sustentabilidade!


É reconhecido por todos que estamos a atravessar um período difícil para as famílias e para as empresas, de que é exemplo a recente notícia da paragem de mais uma indústria no concelho, e que levará à difícil situação de desemprego 152 trabalhadores. Muito se tem dito e escrito sobre este assunto, mas a verdade é que parece que pouco ou nada se tem feito. Para além de qualquer tentativa de gerar polémica sobre as razões do encerramento da Fábrica de Amoníaco, há algo que deve ser considerado como prioridade – as pessoas. Primeiro que tudo, e antes de qualquer outra medida que pode e deve ser discutida, há que eleger os trabalhadores em risco de desemprego como a prioridade de qualquer decisão que venha a ser tomada por quem de direito.

Não é necessário apontar muitos detalhes, para que se perceba que uma cidade que vê fechar indústrias e desaparecer postos de trabalho, atravessa necessariamente um momento difícil da sua história. Neste contexto, é muito importante perceber a importância da sustentabilidade, conceito que recolhe as dimensões: ambiental, social e económica. Isto porque, para que se possa ter uma cidade inclusiva, justa e sustentável, é preciso ter sempre como primeira prioridade as pessoas!

Muito há por fazer, e no caso concreto do desenvolvimento económico e do emprego, o Barreiro precisa com urgência de reagir a estes acontecimentos negativos, encontrando soluções de emprego local que possam inverter a situação profundamente negativa, gerada para as pessoas que atravessam problemas de desemprego. A importância do emprego local é determinante e liga-se directamente com a necessidade de saber qual é a situação real do desemprego no Barreiro. É preciso saber quantos são os desempregados, qual é o seu perfil profissional, quais as suas competências e qualificações, e com base nestes dados, traçar estratégias que possam cruzar o desemprego com as expectativas do mercado de trabalho no Barreiro. Acções de formação e qualificação que possam enquadrar os desempregados nas necessidades de mão-de-obra, devem ser uma prioridade das políticas de emprego a nível local. Só desta forma será possível apontar baterias ao problema do desemprego de forma séria e consequente.

As empresas são parceiros essenciais para encontrar soluções de empregabilidade a nível local, e conseguir manter no concelho empresas fortes e saudáveis do ponto de vista económico, é um objectivo prioritário para a dimensão económica do caminho da sustentabilidade. Empresas economicamente saudáveis contribuem não só para a criação de emprego, mas também e sobretudo para o desenvolvimento de uma sociedade mais coesa e com menos desigualdades sociais. É hoje um pilar base de uma cidade sustentável, poder contar com a responsabilidade social empresarial.

E num exemplo prático do conceito de Responsabilidade Social Empresarial, foi dado na passada segunda-feira um passo muito importante para colocar o Barreiro no caminho da sustentabilidade, com a constituição do Painel Ambiental do Barreiro. Trata-se de uma iniciativa liderada pelo pelouro do Ambiente da Câmara do Barreiro que, justiça seja feita ao Vereador Bruno Vitorino, concretizou uma antiga pretensão de muitos Barreirenses. Este painel significa sentar à mesma mesa as empresas, as autarquias e as Associações de Defesa do Ambiente do Barreiro, abrindo as portas e construindo soluções em conjunto, tendo como ponto central as pessoas. É de louvar!

O Barreiro tem de continuar a percorrer o caminho da sustentabilidade. Com o contributo de todos.

Nuno Banza, Engenheiro – Candidato do PSD à Câmara Municipal do Barreiro

Sem comentários: