terça-feira, 18 de maio de 2010

"Como encara o papel das mulheres na vida política do Barreiro?"

A desigualdade no acesso das mulheres a lugares de decisão política tem vindo a ser ao longo dos tempos debatida e colmatada, apesar de continuar a existir.

Não nos podemos esquecer que nos países muçulmanos a Mulher tem de andar três passos atrás do marido, do papel secundário que tem na sociedade chinesa e que por todo o mundo continuam vastamente sub-representadas nos cargos de poder como tem vindo a ONU a alertar.

Todavia, na nossa sociedade e no nosso tempo as mulheres conquistaram o respeito e o reconhecimento da sociedade, aderindo ao mundo da política onde ocupam posições de chefia e cargos de destaque. A participação da Mulher na vida política nacional é um dado adquirido apesar de ser recente na nossa história, para este efeito têm contribuído leis que impõem quotas, e que permitem um maior acesso da Mulher ao mundo da política.

Se por um lado são necessárias medidas que não discriminem a mulher, também é verdade que as quotas não são sinónimo de competência e trabalho. A Mulher deve afirmar-se na política pelo seu mérito e não por um número a cumprir.

O papel das Mulheres na vida política do Barreiro é reconhecido pela sua dedicação e empenho, desde a Vereação da Câmara, à Assembleia Municipal, às Juntas de freguesia, até à Presidência dos Partidos Políticos, só podemos estar de PARABÉNS.

Sara Seruca
Deputada Municipal PSD Barreiro

Sem comentários: