terça-feira, 18 de maio de 2010

"A que métodos é possível recorrer para tornar mais apelativas para os barreirenses as sessões de Assembleia Municipal?"

Numa altura em que o afastamento das pessoas em geral da vida política é cada vez maior, deveríamos adoptar todos os meios ao nosso alcance para aproximar os cidadãos da vida política. As ditas novas tecnologias poderiam ser mais um meio, a juntar à descentralização das reuniões pelo Concelho, e à realização de assembleias temáticas – que aqui também proponho - onde o tema poderia despertar o interesse de muitos cidadãos e onde se podiam convidar, para explanações importantes, técnicos das respectivas áreas.

No mandato anterior o PSD propôs na Câmara, por meu intermédio, que o período do público fosse fixado às 19 horas e não, como era antes, no imprevisto “final das reuniões”. Tal foi aprovado e aplicado.

Propusemos também que as sessões da Câmara fossem transmitidas na Internet. Todos os barreirenses poderiam assistir às reuniões e tomar conhecimento das diferentes posições dos Partidos políticos. Tal proposta, que foi aprovada por unanimidade, não chegou a ser posta em prática pela maioria CDU (será que teve medo? do que?) Seria interessante, e o PSD irá propor, a transmissão via Internet das reuniões da Assembleia Municipal.

O acesso à informação é fundamental e enriquece a democracia. Será que esta maioria CDU pensa assim?

Bruno Vitorino

Sem comentários: