terça-feira, 18 de maio de 2010

Criação do Cartão Jovem Municipal - Recomendação

A capacidade de fixação dos jovens no concelho, não só enquanto local de trabalho ou estudo mas também enquanto local de lazer, é crítica na dinamização da vida local, sendo um factor determinante na diferenciação de uma cidade viva e activa de uma cidade - dormitório.

Neste sentido, a criação de incentivos à consolidação do concelho enquanto ponto de encontro da juventude deverá ser tido como um desígnio prioritário a curto prazo, ainda para mais quando o Barreiro é actualmente apontado como uma das cidades mais envelhecidas da Margem Sul.

Assim, entende-se que a adesão da CMB ao ‘Cartão Jovem Municipal’, uma modalidade do Cartão Jovem Nacional a que os Municípios se podem juntar, é uma medida de relevo para cumprir este objectivo. A componente municipal poderá incluir, além dos benefícios a nível nacional e europeu, descontos e isenções em equipamentos locais públicos e privados, podendo ser estabelecidas parcerias com empresas locais de modo a incluí-las na rede do Cartão.

A criação do Cartão Jovem Municipal poderá proporcionar diversas vantagens económicas para os jovens do concelho, aumentando a sua predisposição para utilizar localmente o seu tempo livre e os seus rendimentos, contribuindo para:

1.Dinamizar o comércio local, com o cartão jovem a funcionar como vantagem comparativa do comércio e serviços do Barreiro face aos dos concelhos vizinhos (e.g. Almada, Montijo), proporcionando mais visibilidade e notoriedade às empresas locais, por via da publicidade associada ao cartão, e uma maior fidelização dos jovens ao comércio local;

2.Dinamizar os locais e as iniciativas públicas, utilizando a rede do cartão como veículo de informação e divulgação, com aumento potencial de inscrições por via do desconto, e possibilidade de incrementar a frequência dos espaços públicos (ex. AMAC);

Uma coerente gestão das parcerias com as empresas locais permitirá gerar vantagens económicas para o concelho, proporcionando às empresas uma ligação mais próxima à CMB e desta às iniciativas privadas. Caberá à CMB efectuar a regulamentação do cartão, decidindo sobre os seus custos, e proactivamente integrar as empresas na rede, devendo como é óbvio avaliar os benefícios líquidos da iniciativa, monitorizando os resultados.

Dadas as vantagens potenciais desta medida e a mais-valia que poderá constituir para os jovens do concelho, com efeito multiplicador para a restante comunidade, a Assembleia Municipal, reunida no dia 08 de Abril de 2010,

- Recomenda à CMB a adesão ao Cartão Jovem Municipal, e a criação de um grupo de trabalho que pense e prepare de forma integrada o seu lançamento e regulamentação, o modelo de financiamento e de divulgação, integrando desde cedo a comunidade empresarial local.


Barreiro, 08 de Abril de 2010
Os Deputados Municipais do Grupo Municipal do PSD,

Sem comentários: