terça-feira, 18 de maio de 2010

"Que eficácia poderá ter o Plano Anti-Corrupção em elaboração pela Câmara Municipal do Barreiro?"

A eficácia do Plano Anti-Corrupção que está a ser desenvolvido neste momento pela CMB, terá os resultados que se proponha a alcançar, ou limita-se a seguir o “Plano-Tipo” da ANMP ou tenta ir mais além.

A realidade nacional mostra a grave crise de valores que atravessam diversos sectores da nossa sociedade. Quando estão em causa decisores políticos e gestores de dinheiros públicos, mais importante se torna a tomada de medidas eficazes para a transparência das decisões, pois o pior para a nossa democracia é a generalização que se tende a fazer, lançando a suspeição sobre toda uma classe.

A ANMP ao desenvolver um Plano Anti-Corrupção que serve de exemplo para os vários Municípios, dá um passo positivo e inovador no combate à corrupção, no entanto, julgo que este plano não deve ser entendido como um fim em si mesmo, mas como uma base de trabalho para desenvolver um plano adaptado às realidades concelhias bem mais vasto e ambicioso, no sentido de tornar clara e transparente a gestão autárquica.

Não basta focar os pontos onde foram detectados que os dinheiros públicos foram mais usurpados, é necessário criar mecanismos de funcionamento interno que eliminem os maus costumes, como é exemplo o tráfico de influências, o abuso de poder e o favorecimento a parentes e amigos.

Sara Seruca
Deputada Municipal do PSD

Sem comentários: