terça-feira, 18 de maio de 2010

JSD foi questionar os Barreirenses.

“DE QUEM É AQUELA ESTÁTUA?”

Os jovens sociais-democratas não se conformam com a falta de informação e de destaque com que a estátua de Alfredo da Silva foi brindada por este executivo camarário. No passado Sábado, a JSD descobriu que não está sozinha neste inconformismo: os Barreirenses também não concordam com o tratamento que a CMB deu à estátua do ‘impulsionador do desenvolvimento do Barreiro’.

‘De quem e aquela Estatua ali ao fundo?’

No passado dia 24 de Abril de manhã, a JSD esteve junto ao Mercado 1 Maio a questionar a população sobre a figura representada na estátua. A resposta foi óbvia, e a concordância em relação à fraca homenagem que lhe estava a ser prestada também.

‘Foi graças a ele que o Barreiro se fez’, testemunharam vários barreirenses Recorde-se que o Executivo, questionado em Assembleia Municipal pela falta da placa identificativa da estatua, respondeu que ‘estava a ser ponderado o que escrever na placa’. ! JSD quis dar uma ajuda. Assim, lançou o repto para que os barreirenses pudessem dar sugestões sobre a frase que deveria descrever a obra de Alfredo da Silva.

A adesão dos barreirenses foi muito superior a qualquer expectativa. Mais de duas centenas e meia de pessoas, de todas as idades, contactaram com os elementos da JSD e perto de quatro dezenas deixaram a sua opinião, depositando na ‘caixa de sugestões’ a sua frase de homenagem, as suas memórias, a sua história.

Entre as várias sugestões, realça-se a distinção de Alfredo como ‘o grande industrial’, ‘um grande homem’, ‘o impulsionador do desenvolvimento do Barreiro’, um ‘símbolo do Barreiro trabalhador’. Alguns referiram-se até a Alfredo da Silva como ‘o maior português depois de D. Afonso Henriques’.

A JSD vai entregar à Câmara Municipal as sugestões dos barreirenses e exigir a identificação condigna da estátua do ‘Grande Industrial’ Cumprindo com o seu objectivo inicial, e dada a forte resposta dos barreirenses, a JSD vai preparar um documento a entregar ao Sr. Presidente da CMB, com as sugestões e opiniões dos barreirenses.

Em nossa opinião, Alfredo da Silva foi um dos maiores empregadores de todos os tempos, tendo sido fundador da CUF, a maior empresa que o Barreiro já viu e uma das maiores que o País já conheceu. A sua acção não fez apenas a diferença no contexto industrial mas também num contexto social, com a criação de planos de saúde, espaços de educação, bairros de habitação, cantinas, proporcionando aos trabalhadores condições muito acima do paradigma desse tempo.

Esta obra, que ainda hoje perdura e se desenvolve, através da acção dos seus descendentes, continua a significar muitos postos de trabalho e produtos e serviços de qualidade.

A Estátua Alfredo da Silva sempre foi um símbolo do Barreiro. E assim deve continuar! Foi só graças à intervenção do PSD e do PS que a Estátua regressou ao seu local. Mesmo que a CMB continue a ignorar a memória de Alfredo da Silva e a vontade do Barreiro, talvez por preconceitos ideológicos ainda presentes nos dias de hoje, a JSD não permitirá que a memória de uma das maiores figuras da história seja menosprezada.

A história não pode ser apagada, independentemente dos protagonistas actuais, e a JSD e o PSD continuarão a assegurar que Alfredo da Silva tenha dos barreirenses a homenagem que merece e que estes lhe querem dar.

Algumas das sugestões de frases para figurar na placa identificativa na estátua:

- “O Grande Impulsionador do Barreiro”-

- “O Impulsionador do desenvolvimento do Barreiro, embora com muita polémica, e ajuda do Antigo Regime”-

- “Alfredo, construtor do Barreiro”-

- “O Homem que fez 'alguma coisa' pelo Barreiro”-

- “Um Grande Industrial, a quem o Barreiro e o País devem muito”-

- “Um dos Homens mais importantes da sua época”-

- “O Fundador do Barreiro; Foi graças a ele que o Barreiro se fez”-

- “De longe foi o símbolo do Barreiro.”-

- “O Grande Industrial e o maior Português depois de Afonso Henriques”-


Comentários e Histórias deixadas:

- “Trabalhei 36 anos na CUF, e Alfredo da Silva foi o melhor Patrão de Portugal. Sou do distrito de Setúbal, concelho de Grândola, vim para o Barreiro com 4 anos, cresci no Bairro das Palmeiras e fui operário da CUF a partir dos 21 anos de idade até aos 50 anos.

Foi o primeiro patrão a dar gratificação de Natal, 60m de ganga para os homens e um xaile ou um cobertor para as mulheres. Depois deu três dias de férias, hoje não temos nada, na altura tivemos escola para os filhos, posto médico e farmácia, creche e lazer para os filhos do operário”- - “Devia estar pelo menos a um metro do chão, para ter visibilidade”-

- “Gostaria que a Estátua no centro da cidade fosse identificada para as pessoas saberem que foi o grande homem e o que fez ao povo Português”- - “Acho que deve ter um pedestal nem que seja pequeno, para não andar a passear no chão, e deve ter uma placa que o identifique porque só os Barreirenses antigos o conhecem. Foi um Grande Homem para o Barreiro e merece melhor.”- - “Devia existir uma placa identificativa e homenagear a pessoa que ele foi para os mais novos conhecerem o nosso passado.”.

Sem comentários: