terça-feira, 18 de maio de 2010

Cuba Libre: "una mentirita?” Moção

Guillermo Fariñas Hernandez é jornalista independente e activista político cubano, que tem vindo a desenvolver nos últimos 15 anos diversas acções de protesto contra o regime totalitário de Cuba, tendo-se notabilizado pelo combate contra a censura e direitos humanos dos presos políticos no seu país.

Fariñas é um herói de guerra cubano, e foi agraciado como tal em 1981 por serviços prestados durante a intervenção deste país em Angola, onde foi ferido em combate. Em 1993 foi eleito secretário-geral para os cuidados saúde dos trabalhadores sindicalizados, cargo que lhe valeu a primeira ordem de prisão, em 1995, depois de ter exposto um caso de corrupção ao nível da administração hospitalar. Esta foi uma de três vezes que foi preso pelo regime cubano, acumulando actualmente, ao todo cerca de 11 anos de prisão.

Desde o princípio, o activista efectuou mais de 23 protestos através de greve de fome, sendo famosas algumas destas formas de luta que travou, com elevados custos para a sua saúde pessoal. Disposto a morrer pela luta contra a censura, em 2006 Guillermo levou a cabo uma acção de sete meses, em protesto pela censura do governo cubano sobre a Internet, o que reforçou o reconhecimento Internacional em prol da sua batalha pelos direitos cívicos e humanitários.

A última batalha de Fariñas começou a 26 de Fevereiro de 2010, com uma greve de fome como protesto pela morte do activista Orlando Zapata Tamayo, e pela libertação de 26 prisioneiros políticos com estado de saúde agravada. No entanto, no passado dia 11 de Março de 2010 sofreu um choque hipoglicêmico e desmaiou, tendo sido submetido a tratamento hospitalar. Em 28 de Março seu estado de saúde agravou-se pois contraiu uma infecção decorrente do cateter de alimentação, encontrando-se actualmente em estado crítico.

A luta pelos direitos civis e humanos em regimes totalitários como Cuba, tem vindo progressivamente a conquistar cada vez apoios mais abrangentes a nível mundial, onde se agrupam movimentos cívicos internacionais ou destacadas personalidades, como é o caso do ultimo prémio Nobel da Paz, provando que estes regimes têm cada vez menos espaço na cena internacional.

Neste sentido, e porque ainda está presente na memória as agruras e sofrimento dos presos políticos portugueses durante o regime totalitário fascista em Portugal, a Assembleia Municipal do Barreiro hoje reunida delibera:

- Aprovar voto solidariedade pela saúde do activista Guillermo Fariñas Hernandez, e pelo seu célere restabelecimento.

- Prestar apoio e reconhecimento pela sua luta enquanto activista cubano pelos direitos humanos dos presos políticos em Cuba.


Barreiro, 08 de Abril de 2010
Os Deputados Municipais do Grupo Municipal do PSD,

Sem comentários: