terça-feira, 18 de maio de 2010

Democracia à PC!

PCP quer calar oposição…

As eleições autárquicas realizaram-se em Outubro passado. A Assembleia Municipal do Barreiro ainda não tem o novo regimento aprovado. Isto porque a maioria absoluta do PCP/CDU, com o seu novo entendimento da democracia, quer aumentar o seu tempo de intervenção e calar a oposição.

Pela primeira vez na história da democracia barreirense não foi possível chegar a um consenso relativamente ao regimento de funcionamento da Assembleia Municipal do Barreiro, pois a proposta do PCP/CDU é inaceitável e anti-democrática.

Todos os partidos da oposição fizeram um esforço no sentido de chegar a um consenso para a aprovação do regimento. O PCP/CDU foi intransigente na sua posição, insistindo sempre na duplicação do seu tempo e no corte dos tempos dos partidos mais pequenos.

Conceito de democracia à PC
Alega agora este PCP/CDU que a regra a aplicar na distribuição de tempos é a proporcionalidade. Na história da nossa democracia – no Barreiro e no País – sempre se entendeu dever existir um tempo mínimo igual para cada partido político e o restante tempo, esse sim, seria distribuído proporcionalmente em função do número de eleitos. É assim na Assembleia da Republica, é assim em todas as Assembleias Municipais, SEMPRE FOI ASSIM NO BARREIRO.

Na prática o PCP/CDU que nas eleições obteve somente mais um eleito do que nas anteriores eleições, veria o seu tempo duplicado, enquanto que o PSD, e também o BE, com os mesmo eleitos que no passado, veriam os seus tempo reduzidos.

A proposta inicial da CDU/PCP chega mesmo ao ridículo de atribuir menos tempo a partidos com eleitos na AM do que um munícipe tem para falar no período do público.

Espero, sinceramente, que democratas que sei existirem no PCP/CDU se insurjam e impeçam este regimento totalitário de ser sequer presente na Assembleia. Tal, a acontecer, mancharia a CDU/PCP, mas também o Barreiro e a própria democracia.

Bruno Vitorino
Líder PSD na Assembleia Municipal Barreiro

Sem comentários: